Cultura, Esporte, Música, Ação Beneficente. Fazendo o melhor para o Rio.

O INPASBRA - INSTITUTO IMPACTO SOCIAL DO BRASIL, é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP.

Suas principais finalidades são: caráter científico, cultural, educacional, tecnológico, social e de desenvolvimento institucional - finalidades estabelecidas no art.3° da Lei 9.790/99.

Dedica-se às suas atividades por meio de execução direta de projetos e programas ou planos de ações, por meio da doação de recursos físicos, humanos e financeiros, ou prestação de serviços intermediários de apoio a outras organizações sem fins lucrativos e a órgãos do setor público que atuam em áreas afins.

Entre os diversos projetos em desenvolvimento pelo INPASBRA, destacamos os seguintes:

PLANTANDO PARA SOBREVIVER 

Projeto que visa restauração florestal em áreas de preservação permanente, e tem como objetivo principal a recuperação do solo. Consiste na plantação de árvores ornamentais e frutíferas de pequeno e médio porte, em locais como escolas e vias públicas. O projeto visa à proteção do solo, recuperação do oxigênio e a neutralização dos gases de efeito estufa que agravam o aquecimento global.

ESTRATEGIA PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL 

Projeto que visa promover a recuperação e reintegração social de dependentes químicos, minimizar o impacto das drogas, promover a prevenção ao uso e apoio as famílias dos dependentes químicos do bairro e da região.

Ao longo dos anos, observamos que a maioria dos moradores desconhece os casos de pessoas com dependência química. Destacamos que a dependência química não é somente as drogas já conhecidas, pois tem muitos casos de alcoolismos que não são citados.  O objetivo principal do projeto é promover a recuperação e reintegração social dos dependentes.  Recuperar os usuários de drogas e melhor a condição financeira da família, que muitas vezes os dependentes químicos gastam muito dinheiro para sustentar seus vícios.

Esperamos que nossos objetivos e nossas missões sejam alcançados plenamente.

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DOS RECURSOS HIDRICOS. 

JOÃO DE BAIRRO

Este projeto foi idealizado tendo como base o “JOÃO DE BARRO”

Tido como passarinho trabalhador e muito inteligente, o João de Barro sempre se preocupa com o futuro de sua residência.

Encontrado em Minas Gerais, Mato Grosso e Argentina, o joão-de-barro é pouco menor que um sabiá, porém mais delgado. Sua cor é cor de terra, com a garganta branca e a cauda avermelhada. É uma ave alegre que gosta de conviver com o homem. Vivem em casais e passam os dias a gritar em curiosos duetos. 

Admirável por sua habilidade, esta ave constrói a sua casa nos postes, nas traves das porteiras ou nos galhos de árvores desnudas. O ninho consiste em uma bola de barro, dividida em dois compartimentos. A porta, que permite ao pássaro entrar sem se abaixar, impede que o vento atinja o interior, pois é sempre voltada para o norte. Macho e fêmea ocupam-se ativamente da construção, transportando grandes bolas de barro que são amassadas com os bicos e com os pés. No compartimento maior, forrado com musgo, cabelos e penas, a fêmea deposita de 3 a 4 ovos brancos, três vezes ao ano.

OBJETIVOS

Disponibilizar para Comunidade de Nova Iguaçu, conhecimentos técnicos para construções, reformas, instalações elétricas e hidráulicas de moradias. 

Ampliar a oportunidade de estágio para o estudante da rede nas áreas de administração, edificações e eletrotécnica. 

Fornecer projetos com plantas, instalações de esgoto e instalações   elétrica visando qualidade e segurança nas construções e reformas. 

Promover o acesso dos moradores as informações para desembaraço e        legalização de moradias.  

Promover reuniões e seminários com a comunidade para informa-los dos riscos eminentes das instalações elétricas e hidráulicas  realizadas sem orientação técnica. 

Orientar os moradores quanto aos cuidados com  à limpeza dos esgotos fluviais, visando prevenção de enchentes. 

Oferecer a comunidade, estudo e levantamento de custo da construção de moradia dentro de um projeto presente e futuro. 

Contribuir com os governos municipal e estadual no alcance das metas estabelecidas na realização das obras preventivas na comunidade. 

Orientar aos líderes comunitários sobre os riscos de uma construção desordenada e promover o acesso dos mesmos aos órgãos competentes (direito legais e humanos) 

Promover a divulgação dos serviços oferecidos à comunidade pelo INPASBRA 

ALVO (COMUNIDADE – BAIRRO) 

O presente projeto destina-se preliminarmente ao atendimento aos centros e lideranças comunitárias que atuem nos municípios do Rio, mas podendo ser estendido a outros municípios e estados.  

RETORNO PARA O MUNICÍPIO/ESTADO 

Contribuintes: 

Redução de gasto com controle de construção de moradias (favelas) 

Redução de gastos com acidentes geográficos 

CONTEÚDO 

Direitos Legais 

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Devido  ao  crescente  número  populacional durante e  após  o processo  de desenvolvimento econômico, há  a  necessidade de se  criar processos  de  apoio  às comunidades.

Atualmente  existem  diversos projetos sociais de apoio, mas há escassez de projetos com etapas bem definidas que auxiliem no desenvolvimento dessas aplicações.  

Os  projetos  propostos pelo INPASBRA  têm  como  objetivo  apoiar  no desenvolvimento social e na qualidade de vida das comunidades envolvidas. 

A elaboração dos projetos foram baseadas no conhecimento e experiência dos profissionais do INPASBRA e seus colaboradores.

O principal objetivo é o desenvolvimento social. Sabemos que o maior desafio é mudança de comportamento de antigas práticas e procedimentos. No entanto, acreditamos na reforma organizacional e na participação de todos em busca de um viver melhor.

Trabalhamos para que nossos objetivos e nossas missões sejam alcançados plenamente.